A praça e seus andarilhos.

O Sr. Aparecido veio em minha direção falando portunhol – dessa vez, mais português que espanhol. Acanhado (porém com olhos firmes), destilando palavras sobre política e com um boné para proteger do sol escaldante… Ele também queria saber o quanto pesava um microfone. Ele é de uma cidade próxima ao Egito – mas ainda na Europa. Está em Belo Horizonte há 1 ano e fica impressionado com os extremos dos brasileiros.

– Vocês gostam de sorrir, isso é bom… O problema é que tem uma parcimônia danada com os corruptos. Como entender?

O andarilho ilustre observa que há algum tempo está difícil encontrar latinhas por BH (elas são a garantia de renda e sobrevivência do morador de rua). A concorrência está acirrada e é preciso ir até a Pampulha para coletar um grande volume.

– Não dá para comprar direito minhas biritas. Quem é que não quer fugir da realidade de vez em quando?

Sr. Aparecido mora na Praça da Estação, um dos pontos mais centrais da capital. Convive com um grupo de amigos; moradores de rua. O funcionário do Museu – que fica logo em frente) diz que a turma é do bem, antiga…

– Vêm e voltam… Cada dia aprendo uma palavra em espanhol com eles. E o Aparecido tem uma paciência de Jó pra isso. Deveria trabalhar como professor. É fera!

Essa é a Praça. ( Quem desembarcava do trem, no século 19, para apostar em uma nova vida, passava por um grande saguão. A praça da Estação se modificou e nem por isso deixou de encantar os moradores. O prédio – da antiga estação ferroviária – já teve outras caras. A fachada atual é de 1922. Um ano depois, a praça ganhava o nome de Rui Barbosa, uma homenagem a um importante jurista brasileiro. Em 1930, a inauguração do monumento à terra mineira. A partir desses referenciais, a cidade se desenvolveu: viva, pulsante e formadora de personalidades.)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s