Viva 2014!

Minutos antes de começar a entrevista, a senhora centenária – moradora de São Roque de Minas – me fez uma pergunta com muita lucidez:

– Você desconfia qual é o segredo da vida, menino?

Não sabia a resposta. Sem querer ser pretensioso, logo pedi para ela responder.

– É a convivência com a simplicidade! A gente deve ser cúmplice dela! E 24 horas por dia. Até nos sonhos.

Pois bem, ainda ouso acrescentar que a vida se faz com boas doses de persistência. Falo aqui dos problemas cotidianos, daqueles que insistem em nos atropelar e deixar em segundo plano quem somos. Se é para fazer retrospectiva, vamos lá. 2013 foi um ano extremamente difícil. Um banho de água fria em todos aqueles planos e projetos que você faz no réveillon e quer colocar em prática o mais rápido possível. Sem ressentimentos… que bom que foi assim! Ouvimos um ditado desde cedo, do ato de “ser brasileiro e não desistir nunca”. Outro dia, assistindo uma entrevista de um filósofo na TV, fiquei embasbacado. Ele dizia de maneira acalorada:

– Para trás, nem para pegar impulso!

E é justamente o que apontou minha numerologia para o próximo ano. Agora é hora de findar a crise e colher apenas os bons frutos. Encerrar a introspecção e encarar o mundo. Talvez não estava fazendo isso da maneira correta… apesar de ter todas as oportunidades. O jornalismo, por exemplo. Eu concordo com uma coisa: é muito mais que profissão. É lição de vida. Hoje posso dizer: conheço minha cidade de cabo a rabo. Vou além: tive verdadeiras aulas com cada pessoa que conversei para as reportagens. Fiz pós-graduação gratuita, na escola da vida, sem medo de errar e com ânsia pelos acertos.

Finalizando: eu tenho preferência pelos números pares. E fé de que tudo vai dar certo. Para o novo, desejo que caminhem comigo a família, os amigos, o presente e também um pouco de descontrole. É para ficar mais emocionante.
Então, feliz 2014.

Deixe uma resposta

