Chiquinho.

Chiquinho sempre chega com uma blusa verde ou azul. Calça jeans. Barba – já em tons grisalhos – por fazer. Sorri para a moça da portaria e desce para o andar onde fica o estacionamento de carros. Troca de roupa numa sala ao fundo. Coloca o uniforme e se perfuma. Tem espelho no armário e, claro, dá uma olhada para checar se tudo está bem com o visual. Pega a chave e coloca no bolso. Tranca. Olha o relógio torto na parede e percebe que está 10 minutos atrasado para o expediente. Não importa. O ônibus também não cumpriu o horário. Faz uma viagem todos os dias: sai da região nordeste para a sul. Bom tempo no transporte coletivo para observar a paisagem de uma cidade que viu mudar com os anos.

Ainda tem um resquício de sotaque carioca na fala… apesar de ser bastante mineiro. É de Belo Horizonte. Nascido na década de 50. Morou em tanto bairro que já não se lembra mais quais são. Um ou outro, vez ou outra, conta alguma história. Destaca que viu a TV se consolidar no Brasil… e a primeira novela produzida com o brilho das cores.

– “O bem amado”. Passou na Globo, década de 70. Mas antigamente não era fácil. Televisão cara, tudo caro. Eu comprei a minha e parcelei em não sei quantas vezes. Hoje é diferente. O pessoal compra uma e está bem. Vai pagando, vai pagando em muitas prestações. A culpa é da Dilma!

Já morou em Juiz de Fora.

– Tempos que eu ainda era adolescente. Trabalhei em fábrica. Dureza. Mas era uma vida boa.

Aos fins de semana vai para a boêmia. Frequenta alguns bares ao redor da região central de BH. Ao completar primaveras, paga cerveja aos amigos. Uma forma de compensar quando precisa de dinheiro nas horas de maior dificuldade – os camaradas socorrem. Ele não abaixa a cabeça, sempre está a pesquisar o ambiente. Mexe o esqueleto quando ouve samba. Dança. Canta. Ri. O povo aplaude, alguns ficam surpresos com a flexibilidade do jovem senhor.

– Claro, claro, claro. Eu já fui o rei da mulherada. Agora sou bem mais modesto. Afinal, sou chique. Sou Chiquinho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s